Páginas




sexta-feira, julho 30

#FlechaNeles : 'Chávez é dilmista e o PT é chavista', afirma Serra durante entrevista

Tucano diz que presidente da Venezuela 'já declarou voto na Dilma'.
Para candidato, política externa de Lula desconsidera direitos humanos


O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou nesta quinta-feira (29) que “Chávez é dilmista e o PT é chavista”, em referência ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, e à Dilma Rousseff, candidata do PT ao Planalto.

Sem citar a crise diplomática entre Venezuela e Colômbia e o papel do Brasil no conflito – que teve novo capítulo nesta quinta-feira –, Serra fez a afirmação ao rebater, com críticas à política externa do governo Luiz Inácio Lula da Silva, declarações de dirigentes do PT que o associaram à “direita troglodita”.

As criticas do PT vieram após o candidato a vice-presidente na chapa de Serra, deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ), ter relacionado o PT às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), narcoguerrilha de esquerda que atua em território colombiano. Serra tem endossado o colega de chapa nesse tema, afirmando que Indio apenas ecoou temas tratados pela imprensa.

“Troglodita de direita é quem apóia Ahmadinejad [Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã], que mata mulheres a pedradas”, disse o tucano, durante sabatina promovida pelo portal R7. Questionado, Serra disse se considerar um político de esquerda, embora afirme avaliar a classificação como “bobagem”.

O ex-governador de São Paulo negou que, caso eleito, suas críticas como candidato a governos esquerdistas da região – como os de Venezuela e Bolívia – venham a contaminar a relação futura com os vizinhos. “O Chávez já declarou voto na Dilma, o Chávez é dilmista e o PT é chavista. Você assumindo o governo você tem uma política de estado. De respeito recíproco, autodeterminação de cada um.”

“Tática do medo”

Serra negou que sua campanha esteja apostando em uma “tática do medo” para vencer a eleição, com acusações como a da suposta ligação PT-Farc. “É o oposto. Vivo o tempo inteiro querendo discutir teses, idéias. Ele [Indio] falou isso no meio de um debate, o pessoal do PT escolheu isso para fazer uma tremenda onda para ter um discurso”, disse.

Questionado sobre qualidades da ex-ministra Dilma, o tucano disse ser “uma mulher de luta, sem dúvida nenhuma”. “Tivemos sempre convivência cordial, mas pequena.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário